Energia elétrica

Falta constante de energia elétrica causa transtornos em Canguçu

Precariedade de estrutura da rede no interior do Município é principal razão para a queda de luz, alegam moradores

Marcelo Casal Jr. - Agência Brasil - Na zona rural de Canguçu, desde dezembro cortes de energia têm sido recorrentes

Por Victoria Fonseca
[email protected]
(Estagiária sob supervisão de Vinicius Peraça)


Problemas relacionados à falta de energia elétrica tem sido motivo de reclamações por parte de moradores do interior de Canguçu. No fim de semana, muitas residências chegaram a ficar dois dias sem luz devido a um temporal. Apesar da causa ser um evento atípico, as alegações são de que as quedas na verdade são comuns em razão das péssimas condições da estrutura da rede.

As fortes chuvas que atingiram Canguçu no início da tarde de sábado (27) causaram a interrupção do fornecimento de energia elétrica principalmente na zona rural. Conforme relatos, alguns imóveis ficaram 50 horas sem o abastecimento. O cenário que deveria ser atípico, na verdade, faz parte da realidade de muitos moradores há algum tempo. Isso porque muitos postes são de madeira e estão em péssimas condições, assim como é comum que os fios da rede estejam entre galhos de árvores, quadro que facilita o surgimento de problemas na rede.

Morador do 4º Distrito, o produtor rural Gilmar Lopes relata que na sua propriedade a queda de luz ocorreu às 14h de sábado e somente no domingo, às 16h, a situação foi normalizada. Residente no local há 30 anos, ele conta que lá a rede vigente foi feita em 1999 e que nesse período apenas uma manutenção foi realizada. Para Lopes, enquanto a substituição adequada da estrutura não for realizada, a falta de energia será constante. "Enquanto eles não colocarem essa rede na beira da estrada, tirarem do meio do mato e colocarem poste de cimento, vai ser toda vez isso daí. Os postes já estão podres", explica.

Apesar do incômodo que a interrupção do fornecimento causa no verão, Gilmar Lopes não sofreu nenhum prejuízo desta vez. Situação diferente do que ocorreu com Janice Souza. No sábado estava marcada a festa de 15 anos da sua filha, e para realizar o evento a produtora rural teve que recorrer a um gerador. Mesmo assim, o sonho da comemoração foi prejudicado e as perdas foram grandes. "Foi deprimente, acabou sendo um pesadelo. Faltou luz meio-dia e começou a correria atrás de um gerador, mas não é a mesma coisa", conta.

A eletricidade só foi restabelecida na noite de domingo. Por conta das altas temperaturas do final de semana, todos os alimentos e pratos preparados para a festa foram perdidos. "Perdi tudo que sobrou do aniversário, não tinha geladeira", reclama Janice.

Quedas frequentes
Além dos transtornos dos últimos dias, ambos moradores relatam que os cortes de energia durante o dia são recorrentes desde dezembro. As interrupções chegaram a ocorrer em três dias seguido. "Falta muita luz, ficamos muitas vezes o dia inteiro sem luz. É bem complicado", afirma a produtora.

O ocorrido seria devido a desligamentos programados pela CEEE Equatorial para a manutenção das redes. Mas o trabalho preocupa pela época em que está sendo realizado, momento em que no Município produtores de tabaco estão realizando a secagem do cultivo em estufas elétricas.

Para o prefeito Vinicius Pegoraro (MDB), a intervenção é necessária, mas poderia ter sido realizada posteriormente ou antes do período de secagem das folhas. "A única coisa que a gente questiona é o momento, no interior não poderia ser agora, na safra do tabaco". Canguçu é, inclusive, o principal produtor de fumo do país.

Ainda segundo o gestor, na época das festas de fim de ano as interrupções também causaram prejuízos para os comerciantes

O que diz a Equatorial
A CEEE Grupo Equatorial informa que, em Canguçu, há 60 clientes sem energia devido aos fortes temporais do último sábado. As equipes seguem trabalhando para normalizar o fornecimento. A empresa destaca que a região será contemplada com investimentos na melhoria das redes e um plano de ação será apresentado em breve no Município.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jovem Atleta lança campanha por materiais escolares Anterior

Jovem Atleta lança campanha por materiais escolares

Estudantes voltam às aulas na Universidade Federal de Pelotas Próximo

Estudantes voltam às aulas na Universidade Federal de Pelotas

Deixe seu comentário